Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5430
metadata.dc.type: | TCC |
Título: | Utilização de animais no ensino superior: aspectos éticos, jurídicos e metodológicos |
Autor(es): | Alves, Cristiane da Silva |
Resumo: | O debate no meio acadêmico sobre o uso dos animais como modelo no processo de ensino-aprendizagem, especialmente na área biomédica, tem sido realizado com mais frequência. O que resultou em aumento significativo da produção de literatura sobre os métodos alternativos. O presente trabalho apresenta uma revisão crítica, cronológica e metodológica da literatura, que tem por finalidade contribuir para a análise deste tema extremamente polêmico e de discussão obrigatória no meio acadêmico. Buscou-se reunir, nesta Monografia, a fundamentação a partir da legislação vigente, da discussão em torno das práticas prejudiciais ou desnecessárias; o uso dos animais no ensino e o argumento da necessidade; a relevância do tema para a educação científica; a visão dos estudantes; sua relevância na construção do conhecimento, identificação de estilos de pensamento; o princípio dos 3Rs e seu impacto no Brasil. |
Palavras-chave: | Uso de animais Ensino Ética Bioética |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5430 |
Data do documento: | 10-Jul-2014 |
Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristiane da Silva Alves - JUL 2014.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.