Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5427
metadata.dc.type: TCC
Título: Ensaios de torneamento em diferentes espécies nativas brasileiras
Autor(es): Ferreira, João Jordão
Resumo: No presente trabalho visou-se comparar os resultados de ensaios de torneamento para as espécies nativas Angelim, Canela, Muiracatiara, Cedro e Ipê, e determinar a relação com a densidade da madeira, visando à avaliação ao seu uso na indústria moveleira. As peças ou amostras de madeira utilizadas no estudo foram obtidas em uma marcenaria no município de Angra dos Reis, localizado no estado do Rio de Janeiro. Para o teste de torneamento foram confeccionadas 2 amostras de 3 cm x 3cm x 17 cm para cada espécie. Para determinação da densidade aparente e do teor de umidade foram confeccionadas 4 amostras de 1,5cm x 2,0cm x 5,5cm, para cada espécie avaliada. As propriedades físicas determinadas foram a densidade aparente e o teor de umidade de equilíbrio. As avaliações do teste de torno foram feitas seguindo a norma ASTM-D 1666-87. A madeira de Ipê foi a que apresentou os melhores resultados no teste de torno, sendo também a espécie com maior valor de densidade aparente. As espécies de Angelim, Canela e Muiracatiara também apresentaram potencial para a indústria moveleira devido aos pequenos defeitos ocorridos. Apenas a espécie de Cedro não demonstrou bom desempenho no teste de torno, sendo também a madeira com o menor valor de densidade aparente, podendo concluir que a densidade da madeira interferiu no resultado do teste de torno.
Palavras-chave: Torneamento
Usinagem da madeira
Trabalhabilidade da madeira
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5427
Data do documento: 7-Dez-2011
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.