Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5425
metadata.dc.type: | TCC |
Título: | Arte lúdica como ferramenta didática na educação ambiental |
Autor(es): | Antunes, Fernando Moura |
Resumo: | A educação escolar no Brasil e no mundo transita por um complexo e conturbado momento, onde a relação entre professores e alunos vivencia os efeitos colaterais reflexo de longos períodos de submissão aos interesses e perspectivas socioeconômicas de uma sociedade neoliberal. Neste contexto, a alegria, o riso e o bom humor se manifestam como preciosas ferramentas revolucionárias, crítico-pedagógicas e didáticas para a construção da autonomia do educando, trabalhando de forma motivacional a formação do sujeito a partir de uma aprendizagem prazerosa e proveitosa. Assim, este trabalho busca elucidar e averiguar tal proposta apresentando o palhaço, suas origens, filosofia e seu potencial de aplicabilidade à prática educativa, como ponto convergente de uma pedagogia progressista e democrática. Para tanto, fora feito um levantamento bibliográfico com enfoques multidisciplinares, somado a descrição de uma performance de palhaços elaborada e aplicada em uma escola municipal de educação infantil abordando temas de ecologia e educação ambiental. |
Palavras-chave: | Educação Relação professor-aluno Alegria/riso Palhaço |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5425 |
Data do documento: | 17-Jul-2014 |
Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernando Moura Antunes - JUL 2014.pdf | 914.71 kB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.