Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5425
metadata.dc.type: TCC
Title: Arte lúdica como ferramenta didática na educação ambiental
Authors: Antunes, Fernando Moura
Abstract: A educação escolar no Brasil e no mundo transita por um complexo e conturbado momento, onde a relação entre professores e alunos vivencia os efeitos colaterais reflexo de longos períodos de submissão aos interesses e perspectivas socioeconômicas de uma sociedade neoliberal. Neste contexto, a alegria, o riso e o bom humor se manifestam como preciosas ferramentas revolucionárias, crítico-pedagógicas e didáticas para a construção da autonomia do educando, trabalhando de forma motivacional a formação do sujeito a partir de uma aprendizagem prazerosa e proveitosa. Assim, este trabalho busca elucidar e averiguar tal proposta apresentando o palhaço, suas origens, filosofia e seu potencial de aplicabilidade à prática educativa, como ponto convergente de uma pedagogia progressista e democrática. Para tanto, fora feito um levantamento bibliográfico com enfoques multidisciplinares, somado a descrição de uma performance de palhaços elaborada e aplicada em uma escola municipal de educação infantil abordando temas de ecologia e educação ambiental.
Keywords: Educação
Relação professor-aluno
Alegria/riso
Palhaço
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5425
Issue Date: 17-Jul-2014
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando Moura Antunes - JUL 2014.pdf914.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.