Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5420
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Um olhar sobre o curso de licenciatura em ciências biológicas da UFRRJ (2005-2012): um estudo sócio-histórico das matrizes curriculares |
Authors: | Rodrigues, Gabriel Moreira |
Abstract: | Este trabalho é fruto de uma pesquisa monográfica em Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRRJ. A partir das reflexões possibilitadas pelas contribuições dos estudos curriculares e da história nova, no que diz respeito a história oral, analisei os perfis construídos por oito turmas do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da UFRRJ. Os perfis foram construídos a partir de questionários aplicados durante a disciplina de Didática de Ciências e Biologia nos anos de 2008 a 2012, onde os estudantes foram indagados sobre questões relacionadas a sua ligação com a Biologia e ao referido curso. Procurei refletir, apoiado nas memórias dos estudantes, sobre as implicações do contexto sócio-histórico na compreensão dos perfis das turmas que ao serem analisados construíram traços identitários em reflexo a estas matrizes curriculares. Sendo assim, foi possível destacar as áreas da Biologia com as quais os estudantes apresentaram maior afinidade. Além disso, foi possível correlacionar estes traços identitários com os discursos de poder presentes na constituição do curso de Ciências Biológicas e sua matriz curricular. |
Keywords: | Currículo UFRRJ Licenciatura em ciências biológicas Identidade |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5420 |
Issue Date: | 17-Jul-2014 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gabriel Moreira Rodrigues - JUL 2014.pdf | 3.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.