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metadata.dc.type: TCC
Título: A fotografia no ensino de ciências através de sua interação com a percepção ambiental e problematização do meio ambiente
Autor(es): Guarnier, Gabriella Bragrança
Resumo: Dadas as problemáticas socioambientais encontradas no século XXI, a relação ser humano/meio ambiente é algo que precisa de uma abordagem crítica e emancipatória em espaços formais e não formais de ensino. Assim, a crise ambiental e a educação ambiental são alvo atualmente de muitas discussões. O objetivo da presente pesquisa é avaliar o uso da fotografia como recurso e mediação da percepção e interpretação ambiental, em um espaço não formal de ensino-aprendizagem e, também, verificar o nível de consciência e conhecimento dos problemas socioambientais dos estudantes de uma escola municipal de Seropédica –RJ. Para realização deste estudo foi utilizado o espaço não formal de uma praça pública com objetivo da tomada das fotografias em um espaço que envolve o cotidiano dos estudantes. A praça está localizada ao lado da escola onde os estudantes estudam e que foi realizada a pesquisa. Dezesseis estudantes do oitavo ano de escolaridade participaram da pesquisa, em seis etapas: i) Abordagem inicial, onde foi aplicado um questionário diagnóstico para avaliar as concepções iniciais e o perfil dos estudantes; ii) Realização de fotografias em um espaço não formal (praça púbica); iii) Entrevistas, em sala de aula, com os estudantes acerca das fotografias tomadas ao longo da atividade na praça; iv) Análise das entrevistas; v) Problematização e contextualização das fotografias em sala de aula, sendo que neste momento os estudantes produziram um cartaz expositivo com as fotografias tiradas. Os dados encontrados apontam que os estudantes possuem diferentes visões e percepções acerca do meio ambiente, com destaques para as condições estéticas dos elementos da praça, infraestrutura da mesma, além de questões socioambiental e elementos ecológicos fotografados e sua relação com os conteúdos escolares. Nesse sentido, concluiu-se que a fotografia é eficaz como instrumento para avaliar a percepção ambiental, e contribui como excelente recurso em atividades de sensibilização e reflexão socioambiental.
Palavras-chave: Fotografia
Espaço não formal
Percepção ambiental
Educação ambiental
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5364
Data do documento: 4-Jul-2018
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

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