Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5362
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Apontamentos para novas perspectivas no ensino de ciências e biologia: a ressignificação do sujeito animal |
Authors: | Santos, Tulio Vieira dos |
Abstract: | Entendendo que o uso prejudicial de Animais no ensino contribui para a perpetuação do utilitarismo Animal, tem-se como objetivo propor uma reflexão acerca da ressignificação do sujeito Animal a partir do ensino de Ciências e Biologia. Munido da metodologia de revisão bibliográfica e sob a ótica do pensamento complexo proposto por Edgar Morin, busca-se atingir o objetivo proposto. Os artigos, teses e dissertações foram organizados sistematicamente em grupos temáticos, encontrando majoritariamente abordagens conceituais e evidenciando uma escassez da discussão na área de ensino de Ciências e Biologia. Preceitos científicos e legais que validam a objeção de consciência, propostas de métodos substitutivos e princípios da Educação Nacional que corroboram com a ressignificação Animal, resultam do esforço metodológico. Por fim, faz- se apontamentos para novas perspectivas nas práticas pedagógicas, na busca de uma sociedade que compreenda os Animais como sendo sujeitos, e não, como um mero recurso. |
Keywords: | Ressignificação animal métodos substitutivos Complexidade Modelo animal Ensino de ciências e biologia |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5362 |
Issue Date: | 9-Jul-2018 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tulio Vieira dos Santos - JUL 2018.pdf | 778.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.