Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5362
metadata.dc.type: TCC
Title: Apontamentos para novas perspectivas no ensino de ciências e biologia: a ressignificação do sujeito animal
Authors: Santos, Tulio Vieira dos
Abstract: Entendendo que o uso prejudicial de Animais no ensino contribui para a perpetuação do utilitarismo Animal, tem-se como objetivo propor uma reflexão acerca da ressignificação do sujeito Animal a partir do ensino de Ciências e Biologia. Munido da metodologia de revisão bibliográfica e sob a ótica do pensamento complexo proposto por Edgar Morin, busca-se atingir o objetivo proposto. Os artigos, teses e dissertações foram organizados sistematicamente em grupos temáticos, encontrando majoritariamente abordagens conceituais e evidenciando uma escassez da discussão na área de ensino de Ciências e Biologia. Preceitos científicos e legais que validam a objeção de consciência, propostas de métodos substitutivos e princípios da Educação Nacional que corroboram com a ressignificação Animal, resultam do esforço metodológico. Por fim, faz- se apontamentos para novas perspectivas nas práticas pedagógicas, na busca de uma sociedade que compreenda os Animais como sendo sujeitos, e não, como um mero recurso.
Keywords: Ressignificação animal
métodos substitutivos
Complexidade
Modelo animal
Ensino de ciências e biologia
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5362
Issue Date: 9-Jul-2018
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tulio Vieira dos Santos - JUL 2018.pdf778.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.