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metadata.dc.type: TCC
Título: Apontamentos para novas perspectivas no ensino de ciências e biologia: a ressignificação do sujeito animal
Autor(es): Santos, Tulio Vieira dos
Resumo: Entendendo que o uso prejudicial de Animais no ensino contribui para a perpetuação do utilitarismo Animal, tem-se como objetivo propor uma reflexão acerca da ressignificação do sujeito Animal a partir do ensino de Ciências e Biologia. Munido da metodologia de revisão bibliográfica e sob a ótica do pensamento complexo proposto por Edgar Morin, busca-se atingir o objetivo proposto. Os artigos, teses e dissertações foram organizados sistematicamente em grupos temáticos, encontrando majoritariamente abordagens conceituais e evidenciando uma escassez da discussão na área de ensino de Ciências e Biologia. Preceitos científicos e legais que validam a objeção de consciência, propostas de métodos substitutivos e princípios da Educação Nacional que corroboram com a ressignificação Animal, resultam do esforço metodológico. Por fim, faz- se apontamentos para novas perspectivas nas práticas pedagógicas, na busca de uma sociedade que compreenda os Animais como sendo sujeitos, e não, como um mero recurso.
Palavras-chave: Ressignificação animal
métodos substitutivos
Complexidade
Modelo animal
Ensino de ciências e biologia
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5362
Data do documento: 9-Jul-2018
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

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