Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5361
metadata.dc.type: TCC
Title: Abordagens facilitadoras no ensino de botânica
Authors: Silva, Isabel Marcolino da
Abstract: Dentro do ensino de Biologia, a Botânica é bastante negligenciada em termos qualitativos e quantitativos de sua abordagem, que é comumente rápida e superficial, protelada para o final do ano letivo. Alguns motivos para essa realidade são a insegurança dos professores em lecionar o tema, a visão de que as plantas são organismos estáticos e a falta de uma abordagem dinâmica que propicie o reconhecimento da importância do grupo e da sua inserção no cotidiano. Ao longo do tempo, o interesse no aprendizado de Botânica foi perdendo representatividade no ensino de base por parte dos alunos e dos professores. Nesse contexto, existem diversos grupos de trabalho na literatura que propõem variados métodos com abordagens facilitadoras no ensino de Botânica. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é discutir e sistematizar algumas orientações presentes na literatura, bem como propor novas abordagens facilitadoras no ensino de Botânica. Para isso, são desenvolvidas as seguintes linhas temáticas: os vegetais (quem são e suas particularidades); analogias com outros grupos biológicos como instrumento didático para o ensino de Botânica; integralização da ciência Botânica; história e importância evolutiva dos vegetais; Botânica na biotecnologia e no cotidiano social
Keywords: Ensino de biologia
Biologia vegetal
Interdisciplinaridade botânica
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5361
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabel Marcolino da Silva - JUL 2018.pdf860.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.