Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5361
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Abordagens facilitadoras no ensino de botânica |
Authors: | Silva, Isabel Marcolino da |
Abstract: | Dentro do ensino de Biologia, a Botânica é bastante negligenciada em termos qualitativos e quantitativos de sua abordagem, que é comumente rápida e superficial, protelada para o final do ano letivo. Alguns motivos para essa realidade são a insegurança dos professores em lecionar o tema, a visão de que as plantas são organismos estáticos e a falta de uma abordagem dinâmica que propicie o reconhecimento da importância do grupo e da sua inserção no cotidiano. Ao longo do tempo, o interesse no aprendizado de Botânica foi perdendo representatividade no ensino de base por parte dos alunos e dos professores. Nesse contexto, existem diversos grupos de trabalho na literatura que propõem variados métodos com abordagens facilitadoras no ensino de Botânica. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é discutir e sistematizar algumas orientações presentes na literatura, bem como propor novas abordagens facilitadoras no ensino de Botânica. Para isso, são desenvolvidas as seguintes linhas temáticas: os vegetais (quem são e suas particularidades); analogias com outros grupos biológicos como instrumento didático para o ensino de Botânica; integralização da ciência Botânica; história e importância evolutiva dos vegetais; Botânica na biotecnologia e no cotidiano social |
Keywords: | Ensino de biologia Biologia vegetal Interdisciplinaridade botânica |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5361 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Isabel Marcolino da Silva - JUL 2018.pdf | 860.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.