Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5359
metadata.dc.type: TCC
Title: A botânica em sala de aula: diagnóstico das atividades práticas por professores do ensino fundamental
Authors: Lima, Carine Palmeira de
Abstract: Tradicionalmente o ensino de Botânica apresenta grande dificuldade no processo de ensino e aprendizagem. Um desses fatores é o obstáculo que os educadores enfrentam na elaboração e realização de atividades práticas. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo investigar a realização de atividades práticas, a utilização de plantas e as dificuldades em promover essa prática, no ensino de ciências, no conteúdo de botânica. A metodologia envolveu aplicação de um questionário, com enfoque qualitativo, análise e interpretação das questões. A pesquisa foi realizada em seis escolas da rede pública do município de Seropédica (Rio de Janeiro), que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do subprojeto Biologia, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A população desta pesquisa foi composta por 19 professores que ministram à componente curricular Ciências no Ensino Fundamental. Os resultados evidenciaram que os professores reconhecem a importância da realização das atividades práticas, mas a maioria raramente utiliza este recurso durante a realização das suas aulas. As dificuldades encontradas estavam relacionadas ao conteúdo programático, espaço adequado para realização das atividades, material botânico, controle da turma, ausência de monitor e burocracia. No trabalho também foi observado prevalência da utilização de plantas pertencentes ao grupo das Angiospermas. Assim, o trabalho teve como intuito verificar a utilização de plantas nas atividades práticas e auxiliar com propostas para na elaboração da mesma
Keywords: Ensino de ciências
Botânica
Aprendizagem
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5359
Issue Date: 11-Jul-2018
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carine Palmeira de Lima - JUL 2018.pdf808.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.