Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5358
metadata.dc.type: TCC
Title: Caminhando e aprendendo sobre as plantas no jardim botânico da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Authors: Santos, Thainá Alves dos
Abstract: Jardins botânicos são instituições destinadas à conservação do meio ambiente, ao lazer, à cultura e à educação, destacando-se como um espaço não formal de educação. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo analisar se uma atividade prática ao ar livre associada ao embasamento teórico adquirido na escola poderia contribuir para a aprendizagem sobre determinados conhecimentos de Ciências (em particular, o ensino de Botânica) ministrados para alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. A atividade foi realizada no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro, localizada no campus de Seropédica, estado do Rio de Janeiro. Foram aplicados questionários anônimos pré teste e pós teste com questões abertas para uma turma de 30 alunos de uma escola da rede municipal de Seropédica (RJ). O resultado encontrado nas respostas dos questionários indica que o Jardim Botânico é um laboratório ao ar livre rico em materiais para as aulas de Ciências, podendo proporcionar uma excelente interatividade e aprendizagem do conteúdo. É um espaço de educação que torna o ensino de Ciências mais atrativo e menos superficial, podendo vincular os temas abordados em sala de aula com o cotidiano do aluno. Assim, espera-se que esta atividade tenha gerado consciência ambiental para os alunos e faça com que retornem a este espaço não formal.
Keywords: Ciências
Ensino de botânica
Educação não formal
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5358
Issue Date: 15-Dec-2014
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thainá Alves dos Santos - DEZ 2014.pdf2.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.