Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5349
metadata.dc.type: TCC
Título: Espécies arbóreas ameaçadas de extinção ocorrentes no Parque Natural Municipal do Curió, Paracambi, RJ
Autor: Freitas, Maria Amelia Pinheiro Gallego de
Resumen: O Parque Natural Municipal do Curió (PNM Curió), Paracambi, RJ, representa um importante remanescente de Floresta Atlântica no estado do Rio de Janeiro, compondo o corredor ecológico da Serra do Mar, ligando as Serras do Tinguá e da Bocaína. Estudos sobre a flora tem demonstrado uma alta riqueza local e servido de base para outros estudos. Espécies ameaçadas de extinção são as com maior risco de desaparecimento na natureza, e são classificadas em categorias, de acordo com critérios relacionados ao tamanho populacional, área de ocorrência ou de ocupação e a probabilidade de extinção em relação ao tempo ou número de gerações. O objetivo deste trabalho foi investigar a ocorrência de espécies arbóreas ameaçadas de extinção encontradas no PNM Curió segundo as principais listagens vermelhas publicadas; e ainda verificar a ocorrência dessas em outras Unidades de Conservação representante de Floresta Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. A partir de recentes estudos de fitossociologia na área foram encontrados 50 indivíduos distribuídos em 20 espécies distintas. As espécies com maior número de indivíduos foram Urbanodendron baihense, Joannesia princeps. Duas espécies foram classificadas como Críticamente em Perigo (CR), sete como Em Perigo (EN), doze espécies como Vulnerável (VU) e três como Dados Deficientes (DI). Unidades de Conservação (UCs) com Floresta Ombrófila Densa: Parque Nacional da Serra dos Órgãos (2), Parque Estadual da Pedra Branca (6), Reserva Biológica de Poço das Antas (9), Área de Proteção Ambiental-Cairuçú (7), Parque Estadual dos Três Picos (5), Parque Estadual da Serra da Tiririca (10) e Reserva Biológica do Tinguá (0). O grande número de espécies encontradas com apenas um indivíduo (65%), justifica a manutenção da integridade ambiental dessa área enquanto UC representativa do bioma. A grande maioria das espécies são exploradas por seu uso madeireiro; e outras, como Euterpe edulis e Ocotea odorifera são exploradas para alimentação e extração de óleo essencial, respectivamente. Destacam-se dentre as espécies Trichilia tetrapetala, Micropholis compta, Pouteria bullata e Pradosia cf. glaziovii devido à exclusividade de ocorrência na área estudada e a ausência de seu registro em outras UCs fluminenses até o momento.
Palabras clave: Mata Atlântica
Floresta Atlântica
Conservação
Sudeste brasileiro
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5349
Fecha de publicación: ago-2013
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Maria Gallego.pdf1.37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.