Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5346
metadata.dc.type: TCC
Título: Empresas de plantações florestais de grande porte apresentam maiores problemas com a certificação florestal.
Autor: Evangelista, Júlio Sacramento
Resumen: A certificação florestal do Forest Stewardship Council – FSC surgiu através da necessidade, por parte das empresas, em mostrarem que as mesmas exerciam suas atividades florestais da forma menos impactante possível ao ambiente, para uma sociedade de consumo cada vez mais interessada com a problemática ambiental, econômica e social. Mas no entanto, ao consultar a literatura, encontra-se pouca informação acerca da adequação ao processo de certificação. Portanto, este trabalho teve por objetivo verificar a adequação das empresas de plantações florestais brasileiras de pequeno, médio e grande porte em relação a norma de certificação FSC. Para tanto, separou-se as empresas de acordo com a normativa estabelecida pelo FSC em relação à área florestal certificada (ha). Analisou-se as não conformidades maiores e menores descritas nos relatórios públicos das auditorias de avaliação e recertificação das mesmas no período de 2008 a 2012. Neste período, verificou-se as não conformidades de 30 empresas de plantações florestais, das quais 14 foram classificadas como empresas de médio porte (101 a 10.000 ha) e 16 como de grande porte (> 10.000 ha), não sendo encontrada nenhuma empresa certificada de plantações florestais de pequeno porte (> 100 ha). Verificou-se que o padrão de distribuição das não conformidades é diferentes quando este é relacionado ao tamanho das empresas. Nas empresas de médio porte, grande parte dos problemas estiveram relacionados a impactos ambientais, e especificamente a uso de agrotóxicos. Já nas empresas de grande porte, verificou-se problemas relacionados a leis trabalhistas, relações comunitárias e ao monitoramento das atividades relacionadas ao manejo florestal. Pode-se concluir que empresas de grande porte possuem mais problemas em relação à norma de certificação do que empresas menores, porém com diferentes padrões de distribuição em relação aos princípios da norma. Sugere-se em novos trabalhos aumentar o número de empresas e inserir empresas certificadas de pequeno porte. Será importante também verificar futuramente se existe diferenças entre as empresas certificadas de manejo de florestas naturais em relação as empresas certificadas de plantações florestais.
Palabras clave: FSC
Certificação florestal
Adequação
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5346
Fecha de publicación: 30-ago-2013
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Júlio Evangelista.pdf1.6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.