Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/5286
metadata.dc.type: TCC
Título: Métodos de armazenamento para otimizar a viabilidade da semente de açaí (Euterpe oleracea Mart.)
Autor(es): Xavier, Marina Fernandes
Resumo: O açaí ou açaizeiro, Euterpe oleracea Mart. é uma palmeira nativa da Amazônia, seus principais produtos são a polpa da fruta e o palmito. O açaí possui sementes recalcitrantes e por isso o armazenamento da sementes a logo prazo é difícil, uma vez que as suas sementes devem ter sua umidade entre 34,2 a 37,4% e fica inviabilizada em altas temperaturas. Alguns produtores caiçaras utilizam a cachoeira e correntezas para armazenar as sementes de juçara, mantendo assim a umidade e oxigenação da semente. O objetivo deste trabalho é comparar diferentes tipos de armazenamento das sementes da palmeira açaí, indicando o resultado para a melhor viabilidade. No experimento foram utilizados seis diferentes tipos de armazenamento das sementes: controle ao ar livre; entre maravalha; entre areia; cachoeira artificial; submersa em água e câmara fria a 100C. As sementes foram testadas após dois e quatro meses de armazenamento. Para os experimentos foram utilizados oito gerbox com 10 sementes cada, totalizando 80 sementes por armazenamento a cada dois meses. Os gerbox foram acondicionados no BOD com temperatura a 25ºC e fotoperíodo constante. As contagens se iniciaram no décimo quinto dia e foram feitas contagens semanalmente até se completar oito semanas, totalizando dois meses de contagem. Inicialmente foi feito um teste de germinação no tempo zero de armazenamento para detectar qual substrato, vermiculita ou areia, obtinha maior porcentagem de germinação para os posteriores testes. Verificou-se, por meio das análises, que a vermiculita e a areia não apresentaram diferenças significativas em relação a porcentagem de germinação, porém as plântulas na vermiculita se desenvolveram melhor sendo esta escolhida para os testes posteriores. Para o teste de dois meses de armazenamento, o armazenamento entre a maravalha, entre areia e submersa obtiveram melhores resultados. Para o teste de quatro meses de armazenamento foram excluídas os armazenamentos entre a maravalha e entre areia, pois as sementes germinaram durante a armazenagem, sugerindo esses dois armazenamentos bons como tratamentos pré-germinativos. Após a exclusão das duas armazenagens foi feito o teste de germinação com os outros quatro armazenamentos (cachoeira, submersa, controle e câmara fria) e não obtivemos diferenças estatísticas na armazenagem na cachoeira e submersa, porém os resultados deram muito baixos, 30% de germinação, sendo assim não é recomendável armazenar a sementes de açaí por tanto tempo, pois seu potencial germinativo fica baixo.
Palavras-chave: Açaí
Sementes florestais
Germinação de sementes
Recalcitrante
Armazenamento de sementes
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5286
Data do documento: 30-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Marina Fernandes Xavier.pdf865.45 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.