Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/425
metadata.dc.type: TCC
Título: A anistia aos marinheiros revoltosos e o caráter repressor do Estado brasileiro (1910-1911)
Autor(es): Marinho, Michel Costa
Resumo: A Revolta dos Marinheiros de 1910 se constituiu em um dos mais importantes movimentos sociais do século XX no Brasil. O objetivo do presente trabalho é analisar como foi debatida a anistia concedia aos marinheiros envolvidos nesse levante através dos discursos políticos e da imprensa e suas conseqüências imediatas para os marinheiros. As filiações ideológicas e políticas permitem que vejamos o quão difícil foi tanto para a oficialidade quanto para o governo e seus aliados conceder anistia àqueles indivíduos, tidos por grande parcela do corpo político nacional como homens inferiores, violentos. Porém, mesmo com a concessão da anistia, o perdão esperado não ocorreu e o viés repressor do Estado logo veio à tona, com deportações, mortes e perseguições que serão analisadas neste trabalho, em especial, o caso do navio Satélite, no qual os fuzilamentos e as condições aviltantes marcaram a trágica viagem e mostraram a face mais cruel do governo brasileiro.
Palavras-chave: Brasil - História - Revolta dos Marinheiros, 1910
Citação: MARINHO, Michel Costa. A anistia aos marinheiros revoltosos e o caráter repressor do Estado brasileiro (1910-1911). 2011. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2011.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/425
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARINHO, Michel Costa_2011.pdf600.11 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.