Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/423
metadata.dc.type: TCC
Título: Bayer e Belford Roxo uma experiência industrial na Baixada Fluminense (1958 -2008)
Autor(es): Carvalho, Maicon Sérgio Mota
Resumo: A Bayer, multinacional de origem alemã que se constituiu em uma das maiores indústrias do mundo no ramo químico, estabeleceu-se em Belford Roxo, então distrito de Nova Iguaçu, em 1958. O presente trabalho visa ilustrar a experiência industrial da Bayer na Baixada Fluminense, especificamente na região de Belford Roxo. Investigando o contexto no qual a empresa veio a se instalar, os motivos que levaram a escolha da localidade, o uso da vila residencial, as transformações produtivas da empresa e suas implicações na relação com os trabalhadores e, por fim, o estudo da experiência da greve. Objetivando situar o caso Bayer – Belford Roxo no contexto da historiografia sobre as relações entre industrialização, urbanização e formação de classe no Brasil do século XX. A região da baixada fluminense até os dias atuais foi pouco explorada pela academia, a intenção é também inserir tal região nos debates acadêmicos.
Palavras-chave: Bayer do Brasil
Belford Roxo (RJ)
Citação: CARVALHO, Maicon Sérgio Mota. Bayer e Belford Roxo uma experiência industrial na Baixada Fluminense (1958 -2008). 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2011.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/423
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO Maicon Sergio Mota 2011.pdf757.07 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.