Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/3918
metadata.dc.type: TCC
Título: Ensino de ciências nas séries iniciais - estudando os seres vivos e seus habitats
Autor: Ferreira, Thais Oliveira Toledo
Resumen: A presente monografia, cujo tema é Seres Vivos e seus Habitats nas Séries Iniciais, foi realizada no Colégio Franciscano Santo Inácio, na cidade de Baependi - MG e desenvolvida para o nível IV da Educação Infantil. A escolha do tema aconteceu a partir da curiosidade de algumas crianças sobre o modo de vida dos animais. O objetivo do trabalho foi acompanhar o processo de compreensão e construção de conhecimentos significativos para a vida das crianças. A ideia geral foi convidar as crianças a agirem, refletirem, imaginarem, sentirem e se posicionarem a respeito das Ciências. Foi proposto um aprendizado de forma lúdica, o qual aconteceu a partir de diversas atividades (pela confecção de desenhos, de um texto coletivo, do registro das coletas, e análise de dados e informações, vídeos, brincadeiras, rodas e etc.), proporcionando assim um aprendizado significativo. O referencial teórico-metodológico deste trabalho apoiou-se em diversos autores que pesquisam sobre a Educação Infantil, Currículo e educação de um modo geral. A partir das reflexões proporcionadas pelo trabalho monográfico, acredito que a chave para um trabalho significativo é partir dos conhecimentos que a criança já possui, valorizando-os, assegurando assim a aquisição de novos conhecimentos.
Palabras clave: Educação Infantil
Ensino de ciências
Alfabetização científica
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3918
Fecha de publicación: 8-ago-2013
Aparece en las colecciones:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Thais Oliveira Toledo Ferreira.pdf2.7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.