Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/3918
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Ensino de ciências nas séries iniciais - estudando os seres vivos e seus habitats |
Authors: | Ferreira, Thais Oliveira Toledo |
Abstract: | A presente monografia, cujo tema é Seres Vivos e seus Habitats nas Séries Iniciais, foi realizada no Colégio Franciscano Santo Inácio, na cidade de Baependi - MG e desenvolvida para o nível IV da Educação Infantil. A escolha do tema aconteceu a partir da curiosidade de algumas crianças sobre o modo de vida dos animais. O objetivo do trabalho foi acompanhar o processo de compreensão e construção de conhecimentos significativos para a vida das crianças. A ideia geral foi convidar as crianças a agirem, refletirem, imaginarem, sentirem e se posicionarem a respeito das Ciências. Foi proposto um aprendizado de forma lúdica, o qual aconteceu a partir de diversas atividades (pela confecção de desenhos, de um texto coletivo, do registro das coletas, e análise de dados e informações, vídeos, brincadeiras, rodas e etc.), proporcionando assim um aprendizado significativo. O referencial teórico-metodológico deste trabalho apoiou-se em diversos autores que pesquisam sobre a Educação Infantil, Currículo e educação de um modo geral. A partir das reflexões proporcionadas pelo trabalho monográfico, acredito que a chave para um trabalho significativo é partir dos conhecimentos que a criança já possui, valorizando-os, assegurando assim a aquisição de novos conhecimentos. |
Keywords: | Educação Infantil Ensino de ciências Alfabetização científica |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3918 |
Issue Date: | 8-Aug-2013 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thais Oliveira Toledo Ferreira.pdf | 2.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.