Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/381
metadata.dc.type: TCC
Título: Próxima parada, Caxias!
Autor(es): Ferreira, Leandro de Paula
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de emancipação do município de Duque de Caxias, a partir do evento “da mudança da placa” em 1930. A cidade da Baixada Fluminense, que até o início dos anos 40 pertencia à Nova Iguaçu, foi emancipada no Estado Novo durante a administração do interventor federal Ernani do Amaral Peixoto. De uma pequena localidade rural no início do século XX, o distrito iguaçuano foi incorporado ao contexto urbano na década de 30, deixando para trás suas características campestres. Caxias teve um aumento considerável de população nesse período, concentrando muitos migrantes, pequenas indústrias e comércio. O perfil econômico da região caxiense, cada vez mais urbano, distanciava-se da elite agrária do distrito sede, atrelada à produção de laranja. Com atividades econômicas distintas, os interesses dos grupos locais acabaram entrando em conflito com a sede Nova Iguaçu, lideranças e entidades começaram a se articular visando à separação, que finalmente ocorreu no ano de 1943.
Palavras-chave: Duque de Caxias (RJ) – Emancipação
Urbanização
Citação: FERREIRA, Leandro de Paula. Próxima parada, Caxias! 2012. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2012.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/381
Data do documento: 2012
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA Leandro De Paula 2012.pdf660.26 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.