Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/331
metadata.dc.type: TCC
Título: Os leprosos em Portugal nos séculos XIV E XV: O cotidiano no Hospital e Gafaria de São Lázaro de Lisboa
Autor(es): Tinoco, Ismael Weslley de Souza
Resumo: Este trabalho tem por objetivo teórico-metodológico a adoção e ampliação do conceito de Cotidiano para compreensão da vida dos leprosos na Idade Média, na gafaria São de Lázaro de Lisboa, instituição assistenciais dedicadas ao acolhimento dos doentes atingidos pela lepra no espaço-temporal do Portugal Medieval nos séculos XIV e XV. Para base documental tendo em vista os objetivos almejados, nos valemos das fontes normativas de caráter concelhio e régio, como o regimento e o estatuto da Gafaria de São Lázaro de Lisboa, e o Livro I do Hospital de São Lázaro de Lisboa, respectivamente, livro publicado nos tomos da enciclopédia Elementos para a história do município de Lisboa. As fontes aqui referidas nos permitem conhecer a fundo o funcionamento e as atividades, as regras e normas, à administração, o patrimônio e o cotidiano de vida dos internos do hospital e gafaria de São Lázaro de Lisboa.
Palavras-chave: Hanseníase - Portugal
Citação: TINOCO, Weslley de Souza. Os leprosos em Portugal nos séculos XIV E XV: O cotidiano no Hospital e Gafaria de São Lázaro de Lisboa 2013. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2013.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/331
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TINOCO, Ismael Weslley de Souza 2013.pdf924.95 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.