Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/3177
metadata.dc.type: | TCC |
Título: | "O que está escrito em mim, comigo ficará guardado": o caderno como instrumento de análise curricular do curso de licenciatura em ciências biológicas da UFRRJ |
Autor: | Ishiba, Michelle Harumi |
Resumen: | Este trabalho de monografia de licenciatura em Ciências Biológicas revela uma nova perspectiva de como analisar as metodologias utilizadas pelos professores através de um ângulo diferente dos estudos tradicionais. Utilizando como instrumento de análise os cadernos de alunas da UFRRJ da turma de 2010-I, constatei dados que revelam pistas sobre o currículo do curso de Ciências Biológicas. Ao “garimpar” os cadernos de três alunas encontramos indícios referentes às metodologias utilizadas no cotidiano das aulas e dos componentes da matriz curricular por meio da percepção e construção das alunas. Avaliando as disciplinas nas quais as alunas tinham maiores dificuldades e, sendo assim, mais conteúdo escrito, pude verificar que a metodologia aplicada nessas disciplinas é fundamental para a aprendizagem das discentes. Sendo assim, o tipo de método e a maneira pela qual os professores dos respectivos conteúdos analisados ministram suas aulas influenciam diretamente na relação de ensino-aprendizagem dessas alunas. |
Palabras clave: | Currículo Ciências biológicas Caderno |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3177 |
Fecha de publicación: | 15-dic-2014 |
Aparece en las colecciones: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Michelle Harumi Ishiba - DEZ 2014.pdf | 2.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.