Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/3168
metadata.dc.type: TCC
Title: O programa de licenciaturas internacionais como formação de professores: uma avaliação da vivência dos alunos
Authors: Mello Neto, Thamires de
Abstract: A intercâmbio acadêmico atualmente, tem se apresentado frequentemente na esfera acadêmica das Universidades, e este fato se deve ao mundo da globalização e da comunicação em que vivemos. Pensando nessa dinâmica e no déficit de professores em algumas áreas (Química, Física, Matemática, Biologia, Português, Artes e Educação Física), o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) foi criado a partir do edital lançado em 2010. Com a duração de 24 meses e atribuição de uma dupla titulação, o PLI se caracteriza por ser um programa de cunho social oferecendo oportunidade a alunos que nunca poderiam pagar pelo seu intercâmbio, através da seleção por anos de estudo em colégios da rede públicaCom isso o objetivo do trabalho foi analisar a experiência dos bolsistas do PLI com relação a formação acadêmica e pessoal. A partir da análise de questionários, que foram aplicados aos intercambistas de diferentes universidades, idade e curso, foi possível verificar como o Programa se caracterizou para cada aluno. O resultado encontrado nas respostas dos questionários foi de caráter positivo no geral. Apesar dos impasses gerados em sua maioria pela adaptação ao novo país e às práticas e modelo de ensino português, a maioria dos intercambistas com o passar dos meses conseguiram se adaptar e cumprir com as exigências do Programa.
Keywords: Mobilidade acadêmica
Internacionalização
Formação de professores
PLI
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3168
Issue Date: 15-Dec-2014
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thamires de Mello Neto - DEZ 2014.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.