Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/3168
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O programa de licenciaturas internacionais como formação de professores: uma avaliação da vivência dos alunos |
Authors: | Mello Neto, Thamires de |
Abstract: | A intercâmbio acadêmico atualmente, tem se apresentado frequentemente na esfera acadêmica das Universidades, e este fato se deve ao mundo da globalização e da comunicação em que vivemos. Pensando nessa dinâmica e no déficit de professores em algumas áreas (Química, Física, Matemática, Biologia, Português, Artes e Educação Física), o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) foi criado a partir do edital lançado em 2010. Com a duração de 24 meses e atribuição de uma dupla titulação, o PLI se caracteriza por ser um programa de cunho social oferecendo oportunidade a alunos que nunca poderiam pagar pelo seu intercâmbio, através da seleção por anos de estudo em colégios da rede públicaCom isso o objetivo do trabalho foi analisar a experiência dos bolsistas do PLI com relação a formação acadêmica e pessoal. A partir da análise de questionários, que foram aplicados aos intercambistas de diferentes universidades, idade e curso, foi possível verificar como o Programa se caracterizou para cada aluno. O resultado encontrado nas respostas dos questionários foi de caráter positivo no geral. Apesar dos impasses gerados em sua maioria pela adaptação ao novo país e às práticas e modelo de ensino português, a maioria dos intercambistas com o passar dos meses conseguiram se adaptar e cumprir com as exigências do Programa. |
Keywords: | Mobilidade acadêmica Internacionalização Formação de professores PLI |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3168 |
Issue Date: | 15-Dec-2014 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thamires de Mello Neto - DEZ 2014.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.