Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/3141
metadata.dc.type: TCC
Title: Do início ao fim: uma avaliação das percepções dos alunos do curso de ciências biológicas da UFRRJ sobre o tema evolução
Authors: Monteiro, Fernanda Cristina Ferreira
Abstract: O ensino de Ciências, em particular o de Ciências Biológicas está presente na vida estudantil desde o momento em que se ingressa na primeira série do Ensino Fundamental. Entre os temas abordados, o ensino de Evolução merece destaque por representar o eixo norteador para o Ensino de Biologia. O presente estudo tem como objetivo principal investigar, através de questionários, e comparar qual a percepção dos alunos de Ciências Biológicas sobre “Evolução”, já no primeiro período, ao ingressar no curso, e nos períodos finais, um pouco antes da formatura. A pesquisa visou também compreender quais as maiores dificuldades dos alunos ao estudar Evolução, identificar de que forma (ou se) a percepção dos alunos mudou durante a graduação, e buscar entre os professores, os desafios para se abordar o assunto. Os resultados, indicam que, apesar de não haver mudança significativa no perfil dos estudantes entre o ingresso no curso e a proximidade com a formatura, o curso exerceu influência positiva no aprimoramento das percepções a respeito de Evolução Biológica. Mesmo com a melhoria nas respostas fornecidas pelos formando, grande parte dos estudantes não apresentou respostas satisfatórias às perguntas dos questionários. Os professorem indicaram que a falta de conhecimento prévio, e a dificuldade de abstração de alguns conceitos são os principais problemas encontrados ao tratar o tema.
Keywords: Evolução
Ensino de evolução
Ensino e biologia
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3141
Issue Date: 10-Jul-2015
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Cristina Ferreira Monteiro - JUL 2015.pdf5.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.