Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/3116
metadata.dc.type: TCC
Título: Adequação da arborização ao ambiente das escolas de educação básica, no município de Nova Iguaçu, RJ
Autor: Pestana, Nathália Fortuna da Silva
Resumen: O objetivo do presente trabalho foi avaliar os aspectos quantitativos, qualitativos e locacionais da arborização existente em escolas públicas voltadas à educação básica no município de Nova Iguaçu, RJ, que, em 2015 contava com 137 unidades escolares, abrigando 59.636 alunos distribuídos nas categorias: educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos. Foram selecionadas 21 escolas para compor a amostra, das quais foram coletadas informações cadastrais, aspectos educacionais e sobre a vegetação existente. Os resultados mostraram que, em média, cada estabelecimento educacional ocupa 3.000 m2 de área total, dos quais 60% representam áreas livres, onde se encontra implantada a vegetação, categorizada como: árvores, frutíferas, ornamentais e palmeiras. Leucena, Albizia e a Cássia-amarela foram às espécies arbóreas mais frequentes enquanto que a Goiabeira ocupa esse lugar entre as frutíferas. Os valores médios por estabelecimento de ensino avaliado mostram que a cobertura vegetal dos mesmos atende a alguns requisitos básicos existentes na literatura e na legislação vigente, quais sejam: apresentar 30% da área total destinada a cobertura por vegetação e destinar, no mínio, 1 m² de área descoberta para cada aluno, por turno da escola.
Palabras clave: Arborização urbana
Inventário
Escolas
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3116
Fecha de publicación: 9-jun-2016
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MONOGRAFIA_NATHALIA FORTUNA DA SILVA PESTANA_200903528-1.pdf2.07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.