Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/3116
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Adequação da arborização ao ambiente das escolas de educação básica, no município de Nova Iguaçu, RJ |
Authors: | Pestana, Nathália Fortuna da Silva |
Abstract: | O objetivo do presente trabalho foi avaliar os aspectos quantitativos, qualitativos e locacionais da arborização existente em escolas públicas voltadas à educação básica no município de Nova Iguaçu, RJ, que, em 2015 contava com 137 unidades escolares, abrigando 59.636 alunos distribuídos nas categorias: educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos. Foram selecionadas 21 escolas para compor a amostra, das quais foram coletadas informações cadastrais, aspectos educacionais e sobre a vegetação existente. Os resultados mostraram que, em média, cada estabelecimento educacional ocupa 3.000 m2 de área total, dos quais 60% representam áreas livres, onde se encontra implantada a vegetação, categorizada como: árvores, frutíferas, ornamentais e palmeiras. Leucena, Albizia e a Cássia-amarela foram às espécies arbóreas mais frequentes enquanto que a Goiabeira ocupa esse lugar entre as frutíferas. Os valores médios por estabelecimento de ensino avaliado mostram que a cobertura vegetal dos mesmos atende a alguns requisitos básicos existentes na literatura e na legislação vigente, quais sejam: apresentar 30% da área total destinada a cobertura por vegetação e destinar, no mínio, 1 m² de área descoberta para cada aluno, por turno da escola. |
Keywords: | Arborização urbana Inventário Escolas |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3116 |
Issue Date: | 9-Jun-2016 |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Florestal |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA_NATHALIA FORTUNA DA SILVA PESTANA_200903528-1.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.