Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/3014
metadata.dc.type: TCC
Título: Evolução do setor dos produtos florestais não madeireiros no Brasil: panorama do açaí e erva-mate
Autor(es): Junqueira, Amanda Arantes
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar a evolução da produção dos produtos florestais não madeireiros no Brasil, em especial aos produtos alimentícios: açaí e erva-mate. Para tal, foram coletados dados do Sistema IBGE de Recuperação Automática, referente ao período de 2004 a 2013, os quais foram avaliados por meio de análise gráfica e tabelas. Nesse período, a Região Sul foi a principal produtora de produtos florestais não madeireiros no Brasil. A maior parte da produção desses produtos foram provenientes de florestas nativas. Dos grupos considerados, o de produtos alimentícios foi o que apresentou maior contribuição ao mercado, sendo responsável por aproximadamente 47% da produção nacional durante o período estudado. Observou-se que desse grupo os produtos com maior representatividade foram o açaí e a erva-mate. Durante o período verificado, foi produzido 3,8 milhões de toneladas desses produtos, movimentando R$ 3,1 bilhões na economia florestal brasileira, evidenciando a importância dos mesmos.
Palavras-chave: Recursos florestais
Produtos alimentícios
Produtos florestais não madeireiros
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3014
Data do documento: 18-Nov-2015
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Amanda Arantes Junqueira.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.