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https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/3011
metadata.dc.type: | TCC |
Título: | Diversidade de gêneros e ensino de biologia: casos de prazeres e corporeidade não binários |
Autor: | Goularth, Neilton dos Reis |
Resumen: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com estudantes, professoras e professores sobre como o Ensino de Biologia influencia a construção das identidades de gênero e se concentra em responder: Como se configura a educação sexual no Ensino de Biologia, sob uma ótica queer de gêneros não-binários? Para tanto, trago uma análise de entrevistas realizadas com estudantes de gêneros não-binários concluintes do Ensino Médio sobre suas vivências na escola, e com docentes do Ensino de Biologia sobre suas práticas pedagógicas concernente à educação sexual, dentro da perspectiva da Teoria Queer. As inferências da educação sexual no Ensino de Biologia se mostraram um importante objeto de observação e análise em virtude das possibilidades de reconhecimento das diferenças de gênero e da potencialidade de construção das identidades nos indivíduos. Para concluir, proponho uma discussão em torno de pedagogias e realidades escolares, bem como aponto algumas práticas de ensinoaprendizagem que considerem a não-binaridade de gênero. Palavras-chave: Ensino de Biologia, Educação Sexual, Gêneros não-binários, Teoria Queer |
Palabras clave: | Ensino de biologia Educação Sexual Gêneros não-binários Teoria Queer |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3011 |
Fecha de publicación: | 20-nov-2015 |
Aparece en las colecciones: | Monografias do Curso de Biologia |
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Neilton dos Reis Goularth - Nov 2015.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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