Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/3007
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise comparativa entre livros didáticos laicos e confessionais católicos: um olhar sobre a origem da vida e evolução biológica
Authors: Queiroga, Drielly da Silveira
Abstract: Essa monografia buscou avaliar como coleções laicas e confessionais católicas tratam o ensino de Origem da Vida e Evolução Biológica. Por meio da análise de três coleções didáticas do ensino médio, tendo entre elas uma confessional, uma laica e uma outra laica e integrante do PNLD, objetivamos identificar se alguma destas possuía doutrinação religiosa e subsequentemente analisar como esse tema aparece no material didático. Encontrou-se doutrinação religiosa apenas para a coleção confessional, embora o verdadeiro divisor de águas entre todas elas tenha sido a qualidade do material didático, no qual a coleção integrante do PNLD apresentou grande destaque sobre as demais. A partir desses resultados, conclui-se que os livros didáticos necessitam de maiores instrumentos de avaliação, pois apesar do aprimoramento constante do PNLD e o claro destaque da coleção integrante do guia perante as demais, este é instrumento obrigatório apenas para as escolas públicas do país, permitindo que as demais instituições utilizem livros que por vezes não são somente insuficientes em seu conteúdo, como também disseminadores de doutrinações e/ou conteúdos errôneos.
Keywords: Livro didático
Origem da vida
Evolução
Religião
Editora confessional
Editora Católica
PNLD
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3007
Issue Date: 14-Dec-2015
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Drielly da Silveira Queiroga - Dez 2015.pdf6.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.