Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/3006
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | No museu tem ciência?: a percepção do aluno em relação ao museu de zoologia da UFRRJ |
Authors: | Santos, Hanna Karolyna dos |
Abstract: | No museu tem ciência? Os museus são o foco desse trabalho e são tratados aqui como espaços educativos que desempenham um papel na transmissão de valores, conhecimentos e competências voltados para a socialização. A educação e suas relações com a sociedade são repensadas nesse trabalho desconstruindo o modelo convencional fechado de passividade e subordinação. O trabalho segue uma linha de pesquisa qualitativa, com intenção apenas de retratar uma visita e seus efeitos nos indivíduos envolvidos. A pesquisa envolveu os alunos da Turma 26, do segundo ano do ensino médio do curso técnico em Meio Ambiente do CTUR. O objetivo do trabalho foi verificar se a visitação ao Museu de Zoologia da UFRRJ, pode contribuir para a assimilação de conteúdos já ministrados ou para o despertar de conhecimentos, investigando através de questionários a importância de vivências extraescolares para os alunos no processo de construção do conhecimento. Através das análises dos questionários concluímos que a visita ao Museu desempenhou o papel de aproximação do aluno com que lhe é ensinado. Visitas bem planejadas a qualquer tipo de espaço não formal são capazes de aproximar o visitante da sua história, da natureza e podem despertar interesse pela ciência |
Keywords: | Educação Espaço não formal |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3006 |
Issue Date: | 15-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Hanna Karolyna dos Santos - Dez 2015.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.