Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2931
metadata.dc.type: TCC
Título: A influência da mídia televisiva na formação da consciência ecológica
Otros títulos: Reflexões sobre a década de 1990
Autor: Valle, Egon Luis Vilela do
Resumen: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a possível influência da mídia exercida através de meios de comunicação em massa, mais especificamente através da programação de emissoras de televisão e do cinema. A mídia tornou-se uma instituição independente e integrante a outras instituições, e está constantemente presente na vida das população. Estuda-se aqui a provável participação da mídia infantil na construção de uma consciência ambiental em crianças e adolescentes. Foram utilizados para aporte teórico conceitos como midiatização, consciência ambiental e educação ambiental, e principalmente os autores: Donald Worster, Eugene Odum e Phillipe Layrargues. Procura-se chegar a análise principal através do uso de duas metodologias, a análise de animações e a aplicação de entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas foram aplicadas a estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro nascidos entre os anos de 1989 e 1999 que se identificavam como telespectadores durante a infância. As análises de animações revelaram trechos de mensagens ambientalistas para todos os programas selecionados, portando diferentes visões da temática, que podem ser associados com a época de produção dos mesmos. As entrevistas revelaram uma descrença quanto a influência da mídia pela maioria dos entrevistados, e também revelaram a importância que a aplicação de educação ambiental na infância dos mesmos teve em suas vidas, assim como na sua formação de consciência. Concluiu-se nesse trabalho a não influência da mídia como esperado, podendo ser analisada como um reflexo, mas não como fator gerador, lugar esse que é tomado pela educação ambiental, que se mostrou eficaz na infância da maioria dos entrevistados. Novos estudos são necessários para determinar os motivos no qual a educação ambiental se sobressai tão fortemente à mídia como influenciadora do que chamamos, nesse trabalho, de consciência ambiental.
Palabras clave: Midiatização
Década de 1990
Gaia
Educação ambiental
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2931
Fecha de publicación: 22-jun-2016
Aparece en las colecciones:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Egon Luis Vilela do Valle - Jun 2016.pdf2.1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.