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https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2929
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O processo de produção do discurso expositivo e seleção de conteúdos em uma exposição de um museu de ciências itinerante |
Authors: | Quintanilha, Isaclaudia Gomes de Azevedo |
Abstract: | Este trabalho busca entender como ocorre a construção do discurso expositivo e a seleção de conteúdos na exposição itinerante “Energia”. A Exposição “Energia faz parte do acervo expositivo da divisão itinerante do Museu da Vida, chamada Ciência Móvel. Para este trabalho utilizamos como referência o trabalho da autora Marandino, que sob o olhar da Teoria do Discurso Pedagógico de Bernstein, buscou reconhecer os campos recontextualizadores oficial e pedagógico e o processo de produção do discurso expositivo em diferentes exposições de museus de ciências. Utilizou-se de entrevista semi-estruturada. Considerando que o discurso expositivo não é baseado somente nos saberes trazidos pela formação dos curadores. Este trabalho tem como objetivo entender como ocorre a dinâmica entre os atores dos Campo Recontextualizador Oficial/museus e Campo Recontextualizador Pedagógico/museus para criação de uma exposição em um museu itinerante. Buscou-se também neste trabalho evidenciar os processos de recontextualização e as relações de poder e controle sobre a seleção dos conteúdos, e produção do discurso expositivo. Observamos com as entrevistas que a união de diversos discursos provenientes dos saberes técnicos, dos especialistas, da produção e transmissão de energia, da comunicação visual e da divulgação científica foi essencial para produção do discurso expositivo final. Além disso, o acervo já existente no Ciência Móvel e o patrocínio foram também elementos fundamentais na elaboração da exposição. O patrocinador é merecedor de destaque, pois a sua influência foi determinante para que a exposição fosse realizada, na escolha do tema e na definição do conteúdo que iria compor. Ao revelar os agentes envolvidos com o Campo Recontextualizador Oficial/museus e Campo Recontextualizador Pedagógico/museus e assim os responsáveis pela recontextualização evidenciou-se os mecanismos de controle e as diferentes maneiras que ocorrem a organização e seleção do conhecimento. Acreditamos que trabalhos como o nosso podem ajudar na compreensão da dinâmica da elaboração do discurso expositivo. Além de nos fazer pensar se em todas as exposições que seguem as mesmas especificidades, teriam o mesmo processo para formação do discurso expositivo. Novos estudos se fazem necessário para que possamos desvelar os diferentes processos de constituição/construção do discurso expositivo, nos museus de ciências. |
Keywords: | Museus Didática museal Recontextualização Discurso expositivo Seleção de conteúdos |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2929 |
Issue Date: | 21-Jun-2016 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
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Isaclaudia Gomes de Azevedo Quintanilha - Jun 2016.pdf | 2.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
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