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metadata.dc.type: TCC
Title: Análise dos conteúdos e conceitos sobre os Chondrichthyes nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2015
Authors: Gonçalves, Isis Campos
Abstract: O livro didático é um material relevante para os estudantes da Educação Básica como fonte de consulta e para os professores como suporte pedagógico. Hoje, o livro didático persiste em meio às mídias digitais, mantendo um papel importante na Educação Básica. O presente trabalho avaliou, sob o enfoque socioambiental conservacionista, os conteúdos e conceitos referentes aos Chondrichthyes, disponibilizado nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2015). Optou-se por um método de avaliação qualitativo no volume específico sob a temática dos seres vivos, em nove obras aprovadas para o Ensino Médio. O método consistiu numa leitura crítica e sistematizada do conteúdo referente à apresentação do grupo dos Chondrichthyes nesses livros didáticos. Foram utilizadas referências sobre Educação Ambiental Crítica como parâmetro para avaliar os conteúdos e conceitos sobre as abordagens socioambientais apresentadas por cada livro. Foi observada nas coleções que a abordagem da Educação Ambiental Crítica é confundida com o ensino de Ecologia. A apresentação das medidas para a conservação do grupo e, se os livros apresentam discussões sobre o estado de conservação dos Chondrichthyes, em geral, também foram avaliados, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Com isso, foi feita uma reflexão sobre a importância da conservação das espécies que compõem o grupo dos Chondrichthyes voltadas ao meio ambiente e para a sustentabilidade. Através dos resultados obtidos, concluiu-se que há necessidade de uma abordagem crítico-reflexiva sobre a relação entre homens e tubarões nos livros didáticos, a qual descontrua a visão negativa atribuída principalmente devido aos ataques de tubarões noticiados. É preciso discutir o papel ecológico dos Chondrichthyes na regulação trófica dos oceanos e contextualizá-lo frente à problemática da perda de habitat e do finning que causam depleções populacionais, abandonando a visão antropocêntrica utilitarista ainda encontrada nos livros didáticos do Ensino Médio. Isso contribuiria para a melhor compreensão acerca das medidas legais previstas nos projetos de conservação como o Plano de Ação Nacional dos Tubarões e Raias Marinhos Ameaçados de Extinção – PAN Tubarões, e, consequentemente, na prática cidadã e na melhoria do ensino básico no país.
Keywords: Ensino de biologia
Tubarões
Raias
Educação ambiental
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2928
Issue Date: 20-Jun-2016
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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