Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2923
metadata.dc.type: TCC
Título: As percepções de alunos do 6º ano do ensino médio fundamental do município de Seropédica (RJ) quanto as suas vivências e o ensino de ciências
Autor: Veras, Priscila da Paixão Silva
Resumen: As percepções de alunos no 6° ano do ensino fundamental no município de Seropédica (RJ) quanto as suas vivências e o ensino de ciências. Os documentos oficiais da área de educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular que se encontra em processo de finalização, juntos direcionam o currículo, o planejamento, a prática docente e objetivam os caminhos que a educação deve permear, todas eles abordam que o processo de ensino-aprendizagem deve levar em conta a realidade do sujeito. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo investigar de que maneira os estudantes relacionam as suas vivências, os aspectos relacionados ao ambiente em que estão inseridos com as aulas de ciências. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários para estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de quatro escolas do município de Seropédica (Rio de Janeiro). O questionário possuía sete questões abertas e fechadas. Percebeu-se que os alunos em sua maioria fazem essa relação e trazem para dentro da escola muitos conhecimentos adquiridos no seu dia-a-dia, através de suas vivências, que estão diretamente relacionados com o conteúdo de ciências. Caberá ao professor valorizar e trabalhar esses conhecimentos prévios que os alunos possuem, reconhecendo a sua importância e utilizá- los como ponto de partida no processo de ensino-aprendizagem, tendo como estratégia para alcançar esses objetivos o diálogo.
Palabras clave: Ensino fundamental
Contextualização
Conhecimentos prévios
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2923
Fecha de publicación: 14-dic-2016
Aparece en las colecciones:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Priscila da Paixao Silva Veras - Dez 2016.pdf1.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.