Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2919
metadata.dc.type: TCC
Título: Análise de conteúdos sobre morfofisiologia humana em livros didáticos de biologia do ensino médio
Autor: Jesus, Rodrigo Dias Almeida de
Resumen: Conhecimentos científicos são produzidos de forma compartimentalizada e isso se reproduz na transposição didática em salas de aula e nos livros didáticos. Em oposição, documentos orientadores da educação recomendam a contextualização. O livro didático, gratuitamente distribuído no país, é considerado um importante apoio ao trabalho docente. Apesar de prévia avaliação, segue recebendo críticas dentre as quais a abordagem fragmentada e compartimentalizada do conhecimento. Aspecto que pode comprometer o ensino de biologia. Foi realizada análise qualitativa dos conteúdos de morfofisiologia, buscando pelos temas de citologia, histologia, anatomia e fisiologia humanos. Na coleção de Biologia mais distribuída para o ensino médio para o triênio 2015-2017, Biologia Hoje, visando a identificar abordagens em que possam ser contrapostas a compartimentalização/fragmentação e a contextualização dos conhecimentos sobre morfofisiologia humana. Foram identificados, nos livros analisados, elementos diversificados que indicam esforços para contextualizar os temas.
Palabras clave: Livro didático
Ensino de biologia
Contextualização
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2919
Fecha de publicación: 17-feb-2017
Aparece en las colecciones:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Rodrigo Dias Almeida de Jesus - Fev 2017.pdf2.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.