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http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2919| metadata.dc.type: | TCC |
| Título : | Análise de conteúdos sobre morfofisiologia humana em livros didáticos de biologia do ensino médio |
| Autor : | Jesus, Rodrigo Dias Almeida de |
| Resumen : | Conhecimentos científicos são produzidos de forma compartimentalizada e isso se reproduz na transposição didática em salas de aula e nos livros didáticos. Em oposição, documentos orientadores da educação recomendam a contextualização. O livro didático, gratuitamente distribuído no país, é considerado um importante apoio ao trabalho docente. Apesar de prévia avaliação, segue recebendo críticas dentre as quais a abordagem fragmentada e compartimentalizada do conhecimento. Aspecto que pode comprometer o ensino de biologia. Foi realizada análise qualitativa dos conteúdos de morfofisiologia, buscando pelos temas de citologia, histologia, anatomia e fisiologia humanos. Na coleção de Biologia mais distribuída para o ensino médio para o triênio 2015-2017, Biologia Hoje, visando a identificar abordagens em que possam ser contrapostas a compartimentalização/fragmentação e a contextualização dos conhecimentos sobre morfofisiologia humana. Foram identificados, nos livros analisados, elementos diversificados que indicam esforços para contextualizar os temas. |
| Palabras clave : | Livro didático Ensino de biologia Contextualização |
| URI : | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2919 |
| Fecha de publicación : | 17-feb-2017 |
| Aparece en las colecciones: | Monografias do Curso de Biologia |
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| Rodrigo Dias Almeida de Jesus - Fev 2017.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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