Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2919| metadata.dc.type: | TCC |
| Título: | Análise de conteúdos sobre morfofisiologia humana em livros didáticos de biologia do ensino médio |
| Autor(es): | Jesus, Rodrigo Dias Almeida de |
| Resumo: | Conhecimentos científicos são produzidos de forma compartimentalizada e isso se reproduz na transposição didática em salas de aula e nos livros didáticos. Em oposição, documentos orientadores da educação recomendam a contextualização. O livro didático, gratuitamente distribuído no país, é considerado um importante apoio ao trabalho docente. Apesar de prévia avaliação, segue recebendo críticas dentre as quais a abordagem fragmentada e compartimentalizada do conhecimento. Aspecto que pode comprometer o ensino de biologia. Foi realizada análise qualitativa dos conteúdos de morfofisiologia, buscando pelos temas de citologia, histologia, anatomia e fisiologia humanos. Na coleção de Biologia mais distribuída para o ensino médio para o triênio 2015-2017, Biologia Hoje, visando a identificar abordagens em que possam ser contrapostas a compartimentalização/fragmentação e a contextualização dos conhecimentos sobre morfofisiologia humana. Foram identificados, nos livros analisados, elementos diversificados que indicam esforços para contextualizar os temas. |
| Palavras-chave: | Livro didático Ensino de biologia Contextualização |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2919 |
| Data do documento: | 17-Fev-2017 |
| Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Rodrigo Dias Almeida de Jesus - Fev 2017.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
