Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2916
metadata.dc.type: TCC
Title: Desenvolvimento de um jogo no ensino do metabolismo de glicogênio para estudantes das disciplinas de bioquímica geral ii e bioquímica para áreas agrárias da universidade federal rural do rio de janeiro
Authors: Nascimento, Luanda da Silva
Abstract: O presente trabalho apresenta uma proposta de contextualização no ensino de Bioquímica, utilizando como recurso didático um jogo que aborda o conteúdo de metabolismo de glicogênio. Sabemos, que a disciplina de Bioquímica é apresentada pelos alunos como sendo abstrata e complexa, dificultando deste modo na compreensão, na interação e na construção do conhecimento científico. Com isso, o uso dos jogos surge para contribuir com o ensino e com o professor, pois permite aos alunos desenvolverem o raciocínio para formular as respostas, estimulando-os na construção do conhecimento e também auxilia nas interações aluno-professor e aluno-aluno, colaborando para a formação social do aluno. O objetivo desse trabalho investigar e analisar o ensino-aprendizagem através da aplicação de um jogo sobre metabolismo do glicogênio. Visando que essa atividade auxilie aos educandos a relacionarem, a entenderem e a associarem os conteúdos do metabolismo do glicogênio com o funcionamento do seu próprio corpo. Os resultados mostraram que, após o uso do “Jogo do Metabolismo do Glicogênio”, o número de alunos que acertou grande parte ou todas as questões propostas no questionário foi consideravelmente maior.
Keywords: Jogo
Recurso pedagógico
Material complementar
Glicogênio
Bioquímica
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2916
Issue Date: Jul-2017
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luana da Silva Nascimento - Jul 2017.pdf2.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.