Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2915
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Relevância de atividades práticas no processo de ensino-aprendizagem de microbiologia em escolas públicas na baixada fluminense |
Authors: | Santaren, Karen Caroline Ferreita |
Abstract: | Os microrganismos são organismos microscópicos que possuem elevada diversidade e capacidade de habitar até mesmo locais que apresentam condições extremas. Assim, estabelecem diversas interações com outros organismos e estão presentes em diversos contextos no cotidiano do ser humano. Atividades práticas são consideradas ferramentas relevantes para auxílio no processo de ensino-aprendizagem, apesar de muitas vezes não serem realizadas devido, entre outros, a entraves de ordem econômica e estrutural. O presente trabalho tem como finalidade realizar atividades práticas que relacionem os conteúdos teóricos de Microbiologia com atividades do cotidiano dos discentes, buscando tornar esse conteúdo menos abstrato e contribuir para um melhor aproveitamento do ensino nessa área. Pretende-se também verificar quais são os fatores limitantes enfrentados nas escolas que restringem a realização de tais atividades. Para isso, foram verificados os conhecimentos dos estudantes antes e após o desenvolvimento das atividades práticas que foram relacionadas a temas como meio ambiente, saúde e alimentação, promovendo uma abordagem que estimulasse a participação ativa dos discentes. Houve um aumento no número de acertos de todas as questões, demonstrando que as atividades propostas contribuíram positivamente para o aproveitamento da Microbiologia, além de despertar o interesse em discentes e docente para realização de outras atividades práticas. Além disso, foram verificados aspectos relacionados a atuação profissional dos docentes, bem como frequência de realização das atividades e fatores limitantes para esse desenvolvimento. Apesar dessas atividades terem sido consideradas importantes, foram apontados fatores que restringem a realização destas, tais como falta de recurso, tempo e grande número de estudantes por classe, sendo importante propor políticas públicas que garantam a valorização do trabalho docente, fomento e suporte para a realização de atividades que possam contribuir para melhores condições de aprendizado dos estudantes. |
Keywords: | Atividades práticas de microbiologia Ensino com escolas públicas Microorganismos Microbiologia no ensino médio |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2915 |
Issue Date: | 7-Jul-2017 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Karen Caroline Ferreira Santaren - Jul 2017.pdf | 1.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.