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metadata.dc.type: TCC
Title: Relevância de atividades práticas no processo de ensino-aprendizagem de microbiologia em escolas públicas na baixada fluminense
Authors: Santaren, Karen Caroline Ferreita
Abstract: Os microrganismos são organismos microscópicos que possuem elevada diversidade e capacidade de habitar até mesmo locais que apresentam condições extremas. Assim, estabelecem diversas interações com outros organismos e estão presentes em diversos contextos no cotidiano do ser humano. Atividades práticas são consideradas ferramentas relevantes para auxílio no processo de ensino-aprendizagem, apesar de muitas vezes não serem realizadas devido, entre outros, a entraves de ordem econômica e estrutural. O presente trabalho tem como finalidade realizar atividades práticas que relacionem os conteúdos teóricos de Microbiologia com atividades do cotidiano dos discentes, buscando tornar esse conteúdo menos abstrato e contribuir para um melhor aproveitamento do ensino nessa área. Pretende-se também verificar quais são os fatores limitantes enfrentados nas escolas que restringem a realização de tais atividades. Para isso, foram verificados os conhecimentos dos estudantes antes e após o desenvolvimento das atividades práticas que foram relacionadas a temas como meio ambiente, saúde e alimentação, promovendo uma abordagem que estimulasse a participação ativa dos discentes. Houve um aumento no número de acertos de todas as questões, demonstrando que as atividades propostas contribuíram positivamente para o aproveitamento da Microbiologia, além de despertar o interesse em discentes e docente para realização de outras atividades práticas. Além disso, foram verificados aspectos relacionados a atuação profissional dos docentes, bem como frequência de realização das atividades e fatores limitantes para esse desenvolvimento. Apesar dessas atividades terem sido consideradas importantes, foram apontados fatores que restringem a realização destas, tais como falta de recurso, tempo e grande número de estudantes por classe, sendo importante propor políticas públicas que garantam a valorização do trabalho docente, fomento e suporte para a realização de atividades que possam contribuir para melhores condições de aprendizado dos estudantes.
Keywords: Atividades práticas de microbiologia
Ensino com escolas públicas
Microorganismos
Microbiologia no ensino médio
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2915
Issue Date: 7-Jul-2017
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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