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https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2914
metadata.dc.type: | TCC |
Título: | Feira de agricultura familiar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) como potencial espaço de ensino-aprendizagem: possibilidades e reflexões |
Autor(es): | Oliveira, Stéfane Ketlyn |
Resumo: | Historicamente os espaços de feiras apresentam características de sociabilidade, economia, cultura que permearam as atividades e origem de povos e cidades. Podendo ser entendidos assim como locais possuidores de particularidades que perpassam as questões econômicas. Nesse entendimento, esse trabalho pautará através de seu estudo bibliográfico e análise de questionário quali-quantitativo, aplicado na comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o objetivo de visualizar a percepção do consumidor sobre feiras. Utilizando esse para nortear e traçar estratégias de mobilização e conscientização para uma cultura de consumo político em prol da agricultura familiar. Propondo ações que sejam realizadas no próprio espaço de feira, através de um olhar sensível pautado na educação popular, não formal e informal. Como resultado foi possível observar que: houve relativa equiparidade entre o sexo dos entrevistados, cerca de 40% mulheres e 60% homens; em relação a faixa etária, dentre os professores, técnicos e terceirizados, houve variação de 20 a 74 anos e entre os estudantes de 17 a 47 anos; 90% não se consideram moradores de Seropédica; houve variação de 30-48% daqueles que alegam realizar feira, em todas as categorias; mais de 50% dos entrevistados em cada categoria relacionam feira com a economia local (com exceção dos terceirizados); mais de 80% dos entrevistados apontam que todos os feirantes são produtores e pequenos produtores; cerca de 60% dos estudantes e docentes associa aos produtos orgânicos ao passo de 26% dos terceirizados; a associação com a confiança é baixa; feira com meio ambiente é menor do que 50% para todas as categorias, principalmente entre os terceirizados (11%); mais de 50% dos estudantes e professores sustentam correlações entre os espaços de feiras e a produção orgânica, mudanças na economia local e na agricultura familiar. Conclui-se a suma importância que, para além dos aspectos econômicos, as feiras sejam vistas em sua totalidade de espaços formativos e alvos de iniciativas que visem construir um espaço cada vez mais rico em cultura e atos políticos. |
Palavras-chave: | Educação popular Educação não formal Feiras de agricultura |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2914 |
Data do documento: | Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Biologia |
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Stéfane Ketlyn de Oliveira - Abr 2017.pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | Abrir |
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