Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2913
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Um mundo vegetal que a evolução esqueceu segundo os livros didáticos |
Authors: | Gaspar, Elisângela Pestana |
Abstract: | Os livros didáticos (LD) constituem uma importante ferramenta pedagógica e representam muitas vezes o único apoio didático e fonte de pesquisa sobre os assuntos abordados em aula. Considerando a evolução como eixo central da Biologia e a necessidade da avaliação contínua dos LD que chegam às escolas públicas brasileiras, este trabalho objetivou avaliar de forma quali-quantitativa o conteúdo e as abordagens sobre evolução e diversidade de plantas sem sementes em oito LD recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015 para o Ensino Médio. Para tal, é apresentada uma análise crítica e comparativa dos LD e são sugeridas formas de abordagem para essas temáticas. Foi constatado que prevalece uma abordagem conceitual, que uma abordagem evolutiva das plantas terrestres é negligenciada nos LD e que os mesmos apresentam inúmeros erros conceituais e de abordagem. Além disso, os conteúdos sobre Evolução e Botânica vêm sendo tratados de forma independente e fragmentada, dificultando o entendimento dos mecanismos evolutivos que atuam sobre a diversidade vegetal. Espera-se que o trabalho embase futuros estudos e materiais didáticos que visem minimizar os efeitos da fragmentação de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem acerca da biodiversidade. |
Keywords: | Ensino de botânica Briófita Pteridófita Plantas terrestres PNLD |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2913 |
Issue Date: | 28-Jun-2017 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Elisângela Pestana Gaspar - Jun 2017.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.