Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2912
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Análise fílmica da animação “osmose jones” e sua utilização como material complementar no ensino de ciências e biologia. |
Authors: | Siqueira, Priscyanne Barreto |
Abstract: | O fácil acesso à internet permite que uma variedade de informações seja alcançada em um curto espaço de tempo. Sendo assim, as crianças e adolescentes de hoje estão cada vez mais conectados a essa dinâmica atual, o que dificulta o interesse e a atenção à aula tradicional. Nesse sentido, é interessante ao professor buscar outras formas de envolver o aluno em sala de aula, atraindo sua atenção e estimulando a participação. Uma boa forma para atrair os alunos é o uso de recursos audiovisuais. O cinema na sala de aula é um método alternativo de ensino, uma maneira inovadora de atrair os alunos, fazendo com que estes possam ter uma visão diferente do conteúdo abordado. Baseado nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a animação “Osmose Jones – Uma aventura radical pelo corpo humano” como material didático complementar as aulas de Ciências e Biologia, além de descrever e indicar quais cenas podem ser utilizadas para discussões em aula. Sendo assim, a metodologia utilizada no presente trabalho teve como base a análise de conteúdo, onde se considera o filme como um relato. Este foi o tipo de análise escolhido, pois sua aplicação baseia-se em identificar o tema central do filme e em seguida decompor cena a cena. Assim, é possível avaliar como e quais cenas podem ser utilizadas na discussão de diversos temas. O filme utilizado, Osmose Jones, é altamente indicado por vários sites como material complementar aos estudos de diversos sistemas do corpo humano, e por isso foi escolhido para este trabalho. No entanto, o filme não mostra o funcionamento dos sistemas do corpo humano de uma forma completa, mas sim trechos de diferentes sistemas. Assim, cabe ao professor selecionar e analisar previamente cada trecho que deseja usar, para que possa fazer as ponderações necessárias na hora da utilização do filme. Além disso, indica-se ao professor que, ao utilizar este filme em sala de aula, esclareça aos alunos que algumas partes do filme podem se mostrar confusas em relação a parte do corpo em que os personagens estão, assim como alguns conceitos que não estão completamente esclarecidos. Contudo, o professor também pode pedir aos alunos que identifiquem os erros conceituais e posteriormente, discutir esses erros em sala de aula. |
Keywords: | Análise filmica Osmose jones Cinema na escola |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2912 |
Issue Date: | 3-Jul-2017 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Priscyanne Barreto Siqueira - Jul 2017.pdf | 845.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.