Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2854
metadata.dc.type: TCC
Título: Ação da qualidade da luz na germinação de sementes de espécies arbóreas
Autor(es): Vidal, Adriel Roberto Sabadine
Resumo: O objetivo desse trabalho foi desenvolver uma metodologia prática e fácil de ser aplicada em viveiros, que auxilie na germinação de sementes, baseado na influencia da luz na germinação, utilizando luz plena, vermelha, vermelha extrema e ausência de luz. Experimentos como esse permitem conhecer métodos que podem aumentar a eficiência e a homogeneidade da germinação e assim aumentando a produção de mudas em viveiros florestais. As espécies estudadas foram Cássia-rósea ( Cassia javanica ), Aroeira-pimenta ( Schinus terebinthifolius Raddi ) e Angico-vermelho ( Anadenanthera macrocarpa Benth). O angico não apresentou germinação por ataques de fungos, isso foi devido à alta umidade dentro das bandejas de germinação. A cássia apresentou as maiores porcentagens nos tratamentos de luz plena e vermelha (61% e 53%), indicando que pouca luz ou ausência de luz inibe sua germinação, mas ela germinou mais rápido do que encontrado na literatura. A aroeira não apresentou diferença significativa entre os tratamentos, ao contrario do que foi encontrado na literatura, e também apresentou um alongamento do hipocótilo em todos os tratamentos com exceção da luz plena.
Palavras-chave: Anadenanthera macrocarpa
Cassia javanica
Schinus terebinthifolius
Germinação
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2854
Data do documento: 26-Jun-2009
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriel.pdf216.36 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.