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metadata.dc.type: TCC
Title: Formação docente e ensino de biologia: quais os desafios à inclusão de estudantes com deficiências no ensino médio?
Authors: Aquino, Daniel Figueira de
Abstract: Com a ascensão dos debates acerca da inclusão social em diferentes países na década de 1990, diversas políticas públicas no campo da educação surgiram objetivando a inclusão de grupos historicamente marginalizados do processo escolar. No Brasil essa filosofia emergente resultou na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que deu início a propostas mais efetivas de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial em sistemas regulares de ensino. A partir dessa nova realidade, o debate sobre a formação do professor para atender esse público tornou-se foco de muitas discussões no campo da educação. Tendo isso em vista, esse trabalho procurou investigar a formação inicial e práticas adotadas por professores de Biologia do Ensino Médio objetivando a inclusão de estudantes com deficiências em classes regulares. Para coleta de dados, foi elaborado um questionário, além da realização de entrevistas semiestruturadas conduzida com 4 professores da rede pública do estado do Rio de Janeiro Com base nos dados coletados e analisados, pode-se concluir que a formação inicial do professor de Biologia apresenta um distanciamento da realidade presente nas salas de aula. No entanto, os professores mobilizam diferentes estratégias promotoras de inclusão no ambiente escolar.
Keywords: Inclusão
Formação docente
Educação especial
Ensino de biologia
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2834
Issue Date: 7-Dec-2017
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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