Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2834
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Formação docente e ensino de biologia: quais os desafios à inclusão de estudantes com deficiências no ensino médio? |
Authors: | Aquino, Daniel Figueira de |
Abstract: | Com a ascensão dos debates acerca da inclusão social em diferentes países na década de 1990, diversas políticas públicas no campo da educação surgiram objetivando a inclusão de grupos historicamente marginalizados do processo escolar. No Brasil essa filosofia emergente resultou na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que deu início a propostas mais efetivas de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial em sistemas regulares de ensino. A partir dessa nova realidade, o debate sobre a formação do professor para atender esse público tornou-se foco de muitas discussões no campo da educação. Tendo isso em vista, esse trabalho procurou investigar a formação inicial e práticas adotadas por professores de Biologia do Ensino Médio objetivando a inclusão de estudantes com deficiências em classes regulares. Para coleta de dados, foi elaborado um questionário, além da realização de entrevistas semiestruturadas conduzida com 4 professores da rede pública do estado do Rio de Janeiro Com base nos dados coletados e analisados, pode-se concluir que a formação inicial do professor de Biologia apresenta um distanciamento da realidade presente nas salas de aula. No entanto, os professores mobilizam diferentes estratégias promotoras de inclusão no ambiente escolar. |
Keywords: | Inclusão Formação docente Educação especial Ensino de biologia |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2834 |
Issue Date: | 7-Dec-2017 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Daniel Figueira de Aquino - Dez 2017.pdf | 526.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.