Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2747
metadata.dc.type: TCC
Título: Propriedades de colagem de soluções de taninos Phenotan AG e Phenotan AP sob diferentes valores de pH
Autor: Falqueto, Edinei Brambila
Resumen: O objetivo geral desse trabalho foi avaliar as propriedades de colagem dos taninos, Phenotan AP e Phenotan AG de acácia negra, em diferentes pHs. O pH foi alterado através da adição de HCl e NaOH, obtendo-se 5 tratamentos com 5 diferentes valores de pH. Os taninos Phenotan AP e Phenotan AG foram doados pela Empresa TANAC. Após a alteração do pH, as soluções de taninos tiveram suas propriedades, como viscosidade, tempo de formação de gel e teor de sólidos avaliadas. Para o tanino Phenotan AG foram confeccionadas soluções a 45% e 50%. Para todos os taninos analisados, o meio ácido (pH 3,7 - 4,9) favoreceu para a obtenção de maiores tempos de formação de gel. Para o tanino Phenotan AP houve diminuição da viscosidade em meio ácido, sendo que a redução da viscosidade chegou a quase 50%. Para Phenotan AG, a concentração da solução influenciou consideravelmente a viscosidade. A 45%, a viscosidade aumentou significativamente, tanto em meio ácido quanto alcalino. A 50%, os valores de viscosidade aumentaram consideravelmente, alcançando valores médios acima de 4200 cP. A adição de NaOH favoreceu para a diminuição dos valores de viscosidade, mas os mesmos continuaram altos.
Palabras clave: Polifenóis
Acácia negra
Viscosidade
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2747
Fecha de publicación: 24-jul-2008
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Florestal

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Edinei_Brambila_Falqueto.pdf249.86 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.