Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2741
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Sala de aula invertida: uma análise da aplicação desta metodologia na disciplina de fisiologia vegetal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Authors: | Gonçalves, Mateus Tomás Anselmo |
Abstract: | A proposta atual da disciplina Fisiologia Vegetal é da utilização de uma metodologia de ensino ativa, onde o estudante passa a ser o protagonista em seu processo de aprendizagem, embasada no modelo de ensino conhecido como “Sala de Aula Invertida”. Desta maneira, o presente trabalho teve como objetivo verificar as percepções dos discentes de licenciatura em ciências biológicas sobre a utilização do modelo nas aulas de Fisiologia Vegetal, bem como a percepção dos docentes que ministram a disciplina. Para obtenção dos dados foram aplicados aos discentes questionários com perguntas abertas e fechadas. O questionário foi aplicado somente para os estudantes que já haviam cursado a disciplina de Fisiologia vegetal até o período de 2017 I. A parte do trabalho que envolveu os docentes foi realizada por entrevistas do tipo semi-estruturada, com o intuito de esclarecer sobre os principais motivos que impulsionaram a utilização da metodologia embasada no modelo de sala de aula invertida na disciplina de Fisiologia Vegetal. De acordo com os dados obtidos, pode-se inferir que a aplicação da metodologia foi favorável para os licenciandos em ciências biológicas, por ser o primeiro contato da maioria com a SAI, mesmo não sendo a finalidade da disciplina Fisiologia Vegetal, por não se tratar de uma disciplina específica da área de educação. Os resultados também evidenciaram como principais vantagens da utilização da SAI na Fisiologia vegetal a abordagem de uma metodologia de ensino ativa e o estímulo para o desenvolvimento da autonomia do estudante, e as principais desvantagens muitas resistências, pouco conhecimento e prática sobre a metodologia frente ao modelo tradicional de ensino. |
Keywords: | Sala de aula invertida Fisiologia vegetal Licenciatura Ciências biológicas |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2741 |
Issue Date: | 12-Dec-2017 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mateus Tomás Anselmo Gonçalves - Dez 2017.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.