Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/2739
metadata.dc.type: TCC
Título: O estado da arte das práticas pedagógicas em educação ambiental
Autor: Rodrigues, Gabrielle Silva
Resumen: No cenário político, econômico e social, uma temática em destaque é o meio ambiente. Assim, há uma crescente produção acadêmica dentro do campo da Educação Ambiental, o que a faz expandir-se e consolidar-se como uma importante área de conhecimento. As questões ambientais vêm sendo discutidas principalmente por causa do agravamento dos seus problemas e como afetam diversos setores da nossa sociedade, sendo algo muito enfatizado nas escolas, por meio de estudos e práticas em educação ambiental. O histórico da construção dessa área de conhecimento nos mostra que ela se inicia com propostas de ensino com uma vertente conservadora de cuidado ao meio ambiente, entretanto sem trabalhar as raízes dos problemas socioambientais. No prolongamento dessa vertente surge a macrotendência da ecoeficiência que defende a “natureza” como “recurso ambiental” a serviço de um desenvolvimento sustentável. Rompendo com as propostas anteriores surge a macrotendência da educação ambiental crítica, na qual vem ganhando espaço e grande aporte teórico pela sua consonância com a educação crítica, construtivista e emancipatória, na formação de cidadãos como agentes conscientes e atuantes na sociedade e no meio ambiente. Embora haja muitas discussões epistemológicas dentro do campo teórico da educação ambiental, há poucas reflexões quanto as práticas que são realizadas, persistindo atividades conservadoras em educação ambiental, que propõem e provocam mudanças superficiais na formação dos alunos. Este trabalho, baseado em pesquisa no estado da arte das práticas pedagógicas em educação ambiental, buscou trazer um panorama dos trabalhos apresentados entre 2010 a 2017. Foi identificado que a prática didático-pedagógica em educação ambiental tem alcançado alguns objetivos defendidos por autores da área, mas ainda carece de uma discussão entre a teoria e a prática em busca de uma educação ambiental crítica.
Palabras clave: Educação ambiental
Estado da arte
Práticas didático-pedagógicas
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2739
Fecha de publicación: 14-dic-2017
Aparece en las colecciones:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Gabrielle Silva Rodrigues - Dez 2017.pdf1.51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.