Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16440
metadata.dc.type: Tese
Título: Tipificação e predição do comportamento agroecológico da agricultura familiar de Nova Friburgo (Rio de Janeiro, Brasil) e de Lavalle, Maipú, Guaymallén e Las Heras (Mendoza, Argentina)
Título(s) alternativo(s): Typing and predicting the agroecological behavior of family farming in Nova Friburgo (Rio de Janeiro, Brazil) and in Lavalle, Maipú, Guaymallén and Las Heras (Mendoza, Argentina)
Autor(es): Antonio, Gerson José Yunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Renato Linhares de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Martín Garcia, Facundo Damián
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Krykhtine, Fabio Luiz Peres
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Renato Linhares de
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Igor Simoni Homem de
metadata.dc.contributor.referee3: Torres, Joao Paulo Machado
metadata.dc.contributor.referee4: Ramos Filho, Luiz Octávio
metadata.dc.contributor.referee5: Feiden, Alberto
Resumo: Diversos estudos demonstram que durante a década de 1990 os objetivos das políticas de desenvolvimento rural estiveram focados centralmente em mitigar a pobreza dos pequenos agricultores, tanto no Brasil, quanto na Argentina, enquanto que no princípio do século XXI, houve políticas agrícolas equivocadas nos dois países. Entretanto, os setores sociais que conformam a agricultura familiar foram ganhando protagonismo na agenda pública referente ao desenvolvimento rural sustentável, tanto por sua maior inserção políticoinstitucional como pela reformulação dos objetivos de programas de base social da agricultura familiar. O objetivo da tese foi analisar estratégia de recampesinização, advinda de práticas da socioagrobiodiversidade, junto a agricultores familiares em ambientes de montanha, para isso analisou as realidades de horticultores e floricultores, no Brasil e Argentina, na Região Serrana Fluminense, no município de Nova Friburgo, e na província de Mendoza, nos distritos/municípios de Maipú, Lavalle, Guaymellén e Las Heras, problematizando a relação do grau de campesinidade, sustentabilidade das práticas agrícolas; organização social e agenciamento do desenvolvimento rural. O procedimento metodológico considerou as pesquisas bibliográfica e documental, sistematização e interpretação das entrevistas com os(as) agricultores(as) e atores-chave, análise estatística e aplicação da metodologia fuzzy. Considerando o exposto, foi observado que as práticas agroecológicas nos sistemas de produção convencional e em transição são em geral “invisíveis”, mas sendo reconhecidas, podem ser o começo de um diálogo para o exercício e experimentação de novas práticas. Assim, conclui-se que a agricultura familiar em Nova Friburgo e em Mendoza pode contribuir para a retomada da sustentabilidade, entendendo-a como um processo de gestão e aprendizagem social, apoiada em bases organizacionais ativas e seus movimentos mobilizados em busca de outro modo de vida, com o consumo de alimentos saudáveis e respeito ao meio ambiente, seguindo os preceitos da agroecologia. Esta tese apresenta, como produtos importantes da pesquisa, modelo matemático desenvolvido com a aplicação da lógica fuzzy, que poderá ser utilizado por atores externos (pesquisa, ensino, ATER) para conhecer e interpretar a realidade; ferramentas inovadoras para identificação de características determinantes à transição agroecológica, como reflexão e promoção de mudanças comportamentais; meios de apoiar o planejamento de empreendimentos sustentáveis e contribuição para caracterização do perfil das famílias agricultoras.
Palavras-chave: Famílias agricultoras
Agroecologia
Lógica fuzzy
Farming families
Aagroecology
Fuzzy logic
metadata.dc.subject.cnpq: Engenharia Agrícola
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária
Citação: ANTONIO, Gerson José Yunes. Tipificação e predição do comportamento agroecológico da agricultura familiar de Nova Friburgo (Rio de Janeiro, Brasil) e de Lavalle, Maipú, Guaymallén e Las Heras (Mendoza, Argentina). 2022. 209 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16440
Data do documento: 8-Jul-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022 - Gerson José Yunes Antonio.Pdf2022 - Gerson José Yunes Antonio4.48 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.