Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16422
metadata.dc.type: Tese
Título: A paisagem como instrumento de valorização de produtos de montanha: a experiência do café sombreado do maciço de Baturité, Ceará.
Otros títulos: Landscape as an instrument of mountain products valorization: the experience of the shaded coffee at the massif of Baturité, Ceará.
Autor: Amorim, Mônica Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Renato Linhares de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Aquino, Adriana Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Renato Linhares de
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Eveline Barbosa Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, José Antônio Puppim de
metadata.dc.contributor.referee4: Barros, Regina Cohen
metadata.dc.contributor.referee5: Guedes, Cezar Augusto Miranda
Resumen: Um dos problemas do desenvolvimento de áreas deprimidas consiste em conciliar a expansão de atividades produtivas com cuidados relacionados ao meio ambiente. Por muito tempo isoladas, as montanhas enfrentam dificuldades relativas à infraestrutura e também devido às vulnerabilidades naturais a elas afetas. Ao mesmo tempo, a paisagem dos ambientes de montanha, por seu valor estético, natural e cultural carrega atributos que podem ser incorporados aos produtos de base local. A paisagem deve ser compreendida a partir de diferentes perspectivas, incluindo percepções sensoriais e também contemplando a relação humana com o meio físico e cultural; a paisagem, portanto, consiste em uma construção mental, resultado da experiência pessoal. Em sintonia com os fundamentos da Nova Economia, que abraça elementos intangíveis, entre os quais os fatores locacionais, como fontes de geração de valor, a paisagem se qualifica como tal, portanto, creditada desse potencial. Como paisagem diferenciada, a associada à montanha estimula a imaginação, despertando interesse pela mesma e assim dotando-a de atributos, que se transferem aos produtos com ela sintonizados. Em ambientes de montanha, a valorização da paisagem contribui para a harmonização de iniciativas simultâneas de conservação do meio ambiente com a expansão da produção e criação de oportunidades econômicas para a população local. Na região do Maciço de Baturité (Ceará), a produção de café tem modificado a paisagem de diferentes formas nos últimos dois séculos. Inicialmente produzido à sombra, o café contribuiu para a preservação da mata. Entretanto, políticas agrícolas equivocadas forçaram a substituição desse cultivo pelo sistema exposto ao sol, o que se mostrou um fracasso, tendo ainda agravado os impactos ambientais resultantes do desmatamento. Nos últimos anos, o retorno ao café sombreado, seguindo processo produtivo ecológico tem apontado resultados encorajadores em termos de qualidade do produto e de cuidados com o meio ambiente. Em Guaramiranga, município integrante do Maciço de Baturité, e considerada a maior referência de montanhas no Ceará, a produção de café sombreado (café verde) guarda estreita relação com a paisagem local, recolhendo dessa traços de sua identidade, incorporando seus atributos e assim alcançando ganhos em termos de agregação de valor. A experiência do café verde de Guaramiranga aponta para oportunidades de trabalhar a paisagem de forma integrada, associando, com sucesso, a produção agrícola, com turismo, cultura e atividades correlatas, e com a qualificação ambiental, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Palabras clave: nova economia
paisagem de montanha
produtos de montanha
café sombreado
new economy
mountain landscape
mountain products
shade-grown coffee
metadata.dc.subject.cnpq: Políticas Públicas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária
Citación: AMORIM, Mônica Alves. A paisagem como instrumento de valorização de produtos de montanha: a experiência do café sombreado do maciço de Baturité, Ceará. 2019. 100 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária). Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ. 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16422
Fecha de publicación: 25-feb-2019
Aparece en las colecciones:Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2019 - Mônica Alves Amorim.pdf2019 - Mônica Alves Amorim2.99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.