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metadata.dc.type: Tese
Título: Indicações geográficas e ações de marketing: um estudo sobre o Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul - BR) e Luján de Cuyo (Mendoza/AR)
Otros títulos: Geographical indications and marketing actions: a study on Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul - BR) and Luján de Cuyo (Mendoza/AR)
Indicaciones geográficas y acciones de marketing: un estudio sobre el Valle de los Viñedos (Rio Grande do Sul - BR) y Luján de Cuyo (Mendoza / AR)
Autor: Hatchuel, Elizabeth
metadata.dc.contributor.advisor1: Guedes, Cezar Augusto Miranda
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, João Luís Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Alberto de
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Regina Cohen de
metadata.dc.contributor.referee4: Zago, Camila Avosani
Resumen: A tese busca demonstrar a importância das ações de marketing para as Indicações Geográficas - IGs e a necessidade de que os atores envolvidos incorporem a ideia de gestão voltada para a criação de valor dos produtos. As Indicações Geográficas são reconhecidas na Europa desde o século XVIII, porém em meados do século XX ganharam destaque como instrumento de políticas públicas a fim de manter o homem no campo e proteger os produtos europeus. No Brasil as IGs são conceituadas como institutos da propriedade intelectual e dividem-se em Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO), já na Argentina dividem-se em Indicação Geográfica e Denominação de Origem com normas muito parecidas com as da União Europeia. Entretanto, o advento das IGs e em toda América do Sul é considerado muito recente, mesmo ganhando crescentemente destaque ao longo dos anos, com o aumento das exigências do mercado consumidor internacional. Atualmente o Brasil tem 69 produtos IGs, sendo 50 IPs e 19 DOs, sendo que dessas, 8 são estrangeiras. Ainda no que tange ao Brasil, o Vale dos Vinhedos a teve a primeira IG a ser reconhecida em 2002 como IP e a primeira DO em 2012. O Registro de Indicação Geográfica tem o papel de reconhecer a IG e desta forma protegê-la contra apropriação indevida do nome do território e falsificação de produtos; porém ele não é o único fator determinante para o sucesso de uma IG, dado o fato de que diversas IGs mesmo após o Registro encontram dificuldade na gestão de seus negócios e as fabricantes não conseguem explorar as inúmeras vantagens de possuir produtos com características tão especiais e relevantes como as ancoradas no próprio território. Diversos estudos sobre IGs consideram o vinho um caso à parte, pois o setor vitivinícola é uma referência de sucesso, que movimenta bilhões. Neste sentido, as IGs Vale dos Vinhedos e Luján de Cuyo podem servir como exemplo para as demais IGs, ao menos no setor vitivinícola, no que se refere às ações de marketing, pois Brasil e Argentina foram os países que se destacaram ao reafirmarem presença entre os maiores produtores e exportadores agropecuários do mundo sendo Vale dos Vinhedos e Lujan de Cujo regiões consideradas de excelência na produção de vinhos finos
Palabras clave: Indicações Geográficas
Produção Vitivinícola
Inovação
Marketing
Comportamento do Consumidor
Geographical Indications
Wine production
Innovation
Marketing
Consumer behavior
Indicaciones geográficas
Viñedos
Denominaciones de Origen
metadata.dc.subject.cnpq: Ciência Política
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária
Citación: HATCHUEL, Elizabeth. Indicações geográficas e ações de marketing: um estudo sobre o Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul - BR) e Luján de Cuyo (Mendoza/AR). 2018. 168 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16411
Fecha de publicación: 4-dic-2018
Aparece en las colecciones:Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

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