Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16408
metadata.dc.type: Tese
Título: O parasitismo em bovinocultura leiteira sob sistema orgânico de produção em clima tropical: manejo e identificação das espécies do gênero Eimeria (Apicomplexa: Eimeriidae)
Título(s) alternativo(s): The parasitism in dairy cattle under organic production systems in tropical climate: management and identification of species of the genus Eimeria (Apicomplexa: Eimeriidae)
Autor(es): Florião, Mônica Mateus
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Carlos Wilson Gomes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Berto, Bruno Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Brasil-Sato, Marília de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Macedo, Robert de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Elan Cardozo Paes de
metadata.dc.contributor.referee4: Cardozo, Sergian Vianna
Resumo: Os resultados obtidos no presente estudo, em bovinos leiteiros mestiços, Gir x Holandês em regime de criação orgânica em região tropical no Brasil, indicaram melhoria no desempenho dos animais estudados mesmo com a presença de infecção subclínica por espécies do gênero Eimeria quando se comparou dois períodos consecutivos. Independente do período estudado seja de julho de 2013 a maio de 2014 ou de junho de 2014 a maio de 2015 o maior número de espécies do gênero Eimeria foi observado na categoria, bezerras desmamadas, porém Eimeria zuernii e Eimeria bovis, apesar de serem consideradas patogênicas, foram as mais frequentes no plantel estudado, Eimeria cylindrica; Eimeria bukidnonensis; Eimeria canadensis; Eimeria pelita, Eimeria auburnensis, Eimeria ildefonsoi; Eimeria subspherica, estiveram presentes em menor quantidade; apesar da diferença corporal em quilogramas dos animais nas categorias: aleitamento e desmamadas, a infecção subclínica por espécies do gênero Eimeria, mesmo significativa, não foi indicativo de alteração na média de peso dos animais, que por sua vez, se mantiveram dentro dos limites esperados para Gir leiteiro e seus mestiços. A coccidiose clinica só foi observada em alguns animais durante o período de avaliação de 2013 a 2015 quando foi modificada na categoria aleitamento a quantidade de leite oferecido na dieta diária para cada animal e na categoria desmamadas quando as bezerras foram misturadas aos animais adultos. Caracterizando modificação brusca no manejo dos animais onde a coccidiose serviu como indicador de alteração (estresse) no manejo dos animais no rebanho estudado. Após o tratamento com medicamento homeopático e reestabelecimento da rotina de manejo, em ambas as categorias, os sinais clínicos desapareceram e todos os animais foram recuperados, sendo assim, a coccidiose foi um bom indicador de alteração no manejo do rebanho estudado. Mesmo acometidas por infecção subclínica de coccídios do gênero Eimeria, as vacas tiveram intervalo entre partos inferior aos observados para Gir leiteiro e seus mestiços o que indica ser, este método de manejo, importante no desenvolvimento de uma pecuária orgânica leiteira em nosso país, onde o sistema de manejo proposto não fez uso de qualquer medicamento alopático para controle dos níveis de infecção por coccídios, independente da categoria estudada, em bovinocultura leiteira sob sistema orgânico de produção.
Palavras-chave: Sanidade
Pecuária Leiteira
Produção Orgânica
Health
Dairy Farming
Organic Production
metadata.dc.subject.cnpq: Agronomia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
metadata.dc.publisher.initials: UFRRJ
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Agronomia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária
Citação: Florião, Mônica Mateus. O parasitismo em bovinocultura leiteira sob sistema orgânico de produção em clima tropical: manejo e identificação das espécies do gênero Eimeria (Apicomplexa: Eimeriidae). 2016. 106 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ .
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://rima110.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/20.500.14407/16408
Data do documento: 27-Fev-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016 - Mônica Mateus Florião.pdf2016 - Mônica Mateus Florião6.54 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.